terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Brilho intenso de supernova chama atenção de astrônomos


(Info) Uma explosão estelar chamou a atenção de diversos observatórios espalhados pelo mundo. Segundo a Nasa, agência espacial americana, a supernova SN 2014J aconteceu na galáxia vizinha M82.

Também conhecida como Galáxia do Charuto, a M82 é um alvo popular para telescópios no hemisfério norte. Atualmente, essa galáxia passa por um episódio poderoso de formação de estrelas. Isso a torna muitas vezes mais brilhante do que a nossa própria Via Láctea.

Localizada perto da Ursa Maior no céu do planeta Terra, essa galáxia está localizada a 12 milhões de anos-luz de distância da Terra. Isso significa que a explosão da supernova aconteceu a 12 milhões anos atrás, mas a luz atingiu a Terra só agora.

A SN 2014J é uma das supernovas mais próximas já observadas nas últimas décadas. Ainda faltam duas semanas para a supernova alcançar seu brilho máximo, mas a SN 2014J já é a parte mais brilhante da M82.

O brilho da supernova já é visível de pequenos telescópios durante a noite. Mas os astrônomos esperam que SN 2014J continue iluminando o céu da Terra na primeira semana de fevereiro, época em que poderá ser vista até com binóculos.

Para aproveitar ao máximo o evento, astrônomos têm planejado observações com vários telescópios espaciais. O telescópio de ultravioleta Swift foi o primeiro a dar uma olhada na supernova, um dia após a descoberta da explosão.
----
Matérias similares no UOLHypescienceTerraR7iGO Globo e Inovação Tecnológica
----
E mais:
Raríssima explosão de supernova deixou os astrônomos perplexos. Será possível observá-la durante semanas usando apenas binóculos (Jornal Ciência)
.
Cardápio da noite: pizza e supernova! (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)
.
Supernova na Galáxia do Charuto (M82) (Fundação Planetário)
.
Duas polêmicas, muito barulho por nada (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)
.
Como SN 2014J vai ajudar a determinar a escala de distâncias extragalácticas e o seu impacto na Cosmologia (Astronomia On Line - Portugal)
.
Messier 82: a galáxia do Charuto campeã de supernovas ataca novamente (Eternos Aprendizes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog