terça-feira, 5 de novembro de 2013

Garoto descobre uma Supernova

Nathan Gray, de 10 anos de idade, descobriu uma possível supernova na galáxia PGC 61330, que fica na constelação de Draco, de acordo com o Universe Today.


(CBS / Diário do Nordeste) Uma supernova é o corpo celeste resultante de uma mega explosão de estrelas no seu estado final. Esta explosão pode ser vista a galáxias de distância. A que foi descoberta por Nathan estará a 600 milhões de anos luz de distância.

Enquanto estava a ver uma série de imagens do Observatório de Abbey Ridge, em Nova Escócia, Nathan fez a descoberta. A supernova aparece num local da fotografia onde não existe nada nas fotografias anteriores, tiradas ao longo de dois anos.

Ironicamente, o jovem de 10 anos é capaz de destronar a própria irmã, se a descoberta for real. Kathryn Aurora Gray havia descoberto uma supernova em 2010 quando era apenas 33 dias mais velha que Nathan.

Em entrevista à CBS, o garoto canadense afirmou que já andava à procura de uma supernova à seis meses: “Eu estava mesmo muito entusiasmado e feliz por ter encontrado uma e talvez consiga encontrar outra um dia”.
----
Matérias similares no HypescienceJornal Ciência e AstroPT
----
E mais:
Astrônomos confirmam supernova descoberta por criança (Scientific American Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog